Finbest
September 06, 2010, 10:04:24 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: Finbest.net por e-mail ou RSS.

Home   Help Search Calendar Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: Análise Técnica: mais que um estudo, é uma arte  (Read 672 times)
Newlong
Newbie
*

« on: May 29, 2008, 22:56:14 PM »

Realmente gostei muito do que escreveu.
Irei acrescentar algo para que os outros leiam.

Muitos entram no mercado de ações, acreditando que
conseguírá controlá-lo, conseguirá realizar previsões,

Pois acham fácil:
Olha!! ou sobe, ou desce ou horizontal!!
Chances de 33%!!...e ficam se iludindo, esquecendo do imposto, corretagem,
taxas e mais taxas...e do mais importante: voce é um ser humano normal!
Não seja Megalômaniaco! Se fosse previsão, teria astrólogos ganhando rios de dinheiro!

Entram pensando que conseguirão prever o futuro do mercado.

Deve ter em mente que, a única coisa que pode-se controlar,
é voce mesmo, é seus movimentos. Somente isto voce pode controlar.

Então devemos é focar mais em nós, e não no mercado.
Se não possuimos o dom de prever o futuro, nao nos resta escolha a não
ser traçar nosso destino com nossas próprias mãos.

O que acontece são milhares de pessoas cegas pela emoção do consumismo,
Enchergando a bolsa como "a salvação da lavoura", Esperança de ficar rico.

E o maior inimigo: você mesmo!

Se voce não se guardar de voce mesmo, seus erros poderão ser fatais.

O trader deve ser 70% psicológico e 30% técnico.

A atitude Humana não pode ser prevista, mas os movimentos humanos, quando em conjunto,
oscilam menos do que individualmente.

GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #1 on: May 30, 2008, 03:36:31 AM »

.....
Muitos entram no mercado de ações, acreditando que
conseguírá controlá-lo, conseguirá realizar previsões,
......
Entram pensando que conseguirão prever o futuro do mercado.
....
Deve ter em mente que, a única coisa que pode-se controlar,
é voce mesmo, é seus movimentos. Somente isto voce pode controlar.
.....
O que acontece são milhares de pessoas cegas pela emoção do consumismo,
Enchergando a bolsa como "a salvação da lavoura", Esperança de ficar rico.

E o maior inimigo: você mesmo! ....

Newlong, exactamente.
Vc escreveu o que acontece na realidade. Mas até pessoas nao iram passar 10 anos nos mercados, eles nao comprenderam bem o assunto.
Analise tecnica è erroneamente acreditata, da pessoas que nao conhecem ela, de pre-ver o futuro e frequentemente os novos traders utilizam indicadores e outros instrumentos para trabalhar "contra" tendencia (assim, pre-ver topos ou fundos e tentar comprar nos "fundos" ou vender nos "topos" hipotisados). Isso è porqué depois algun tempo as pessoas nao acreditam mais na Analise Tecnica.  Grin

Realmente vejo poucas pessoas que bem comprendem o assunto.

Alguns meses atras eu escrevì um topico sobre esta situaçao: A ilusão

Newlong
Newbie
*

« Reply #2 on: May 30, 2008, 19:54:16 PM »

Li o Tópico ILUSÃO. Muito Bom GiaMA!

Observei que, aqui neste fórum, muito vou aprender.

AS pessoas devem passar por isso GiaMA.
Eu aprendi assim, errando também..
Várias veses tentamos alertar, mas a pessoa quer "pagar para ver!"
(o importante é não "quebrar"...vale muitos erros de poucos valores que
um único erro que pode sair caro demais a "Taxa de Aprendizagem")

Isso lembra minha mãe, que também sempre alertava...
Teimoso que eu era, mas a experiência não tem preço.
Tem coisas, que a pessoa tem que passar para aprender.

mas como voce mesmo disse, 10 anos ou mais como alguns...
É muito tempo mesmo! hehehe

Agradeço por compartilhar algo que o dinheiro nao compra,
e mesmo se estivesse a venda, não teria ouro que comprasse a
sabedoria e experiencia de anos de trabalho e vivência.

Lembra a Hístoria do Burro e a Cenoura.
A cenoura, uma breve ilusão, fica a frente do burro,
e o burro, perdendo seu tempo, tentando pegar a cenoura
que está a poucos centimetros de sua boca, bem manipulada
pelo seu dono que esta montado no burro.
E assim o Burro fica a vida toda perseguindo a cenoura.
Quando chega o fim de seus dias, observou que foi uma
caça sem fim, não tinha como vencer...
Vem o arrependimento, o tempo perdido que não volta,
não aproveito o melhor que a vida podia oferecer,
Ficou cego,e agora que abriu os olhos...o que mais desejava:
Era ficar cego para sempre.
E assim o burro se atira do precipício...
(ou morre de "frustração", "drepressão").

Sou muito radical quanto a Analise Tecnica e as noticias.
Também utilizo a Análise Técnica, mas sempre colocando na
minha mente o próximo. O que eles devem estar pensando?
O que a massa faria?
(claro, alguns podem dizer: mas veja bem, mais da metade do dinheiro da
bolsa de valores é estrangeiro...)

Acredito que elas possuem alguma utilidade,
se essas analises e noticias influenciarem fortemente
os seres humanos na bolsa.
Não tem valor um candle se ele não der aquela "repercussão"
aquele abalo nas emoçoes de todos,
aquela febre de vender, ou comprar,
aquele desejo de estar com a multidão, e
como se fosse numa tropa, se achar invencível.
(por que, psicologicamente, as pessoas quando se unem,
quando são um único bloco, se acham invencíveis!
- ainda mais com o hormônio Testosterona influenciando o homem
na sua coragem sobre humana!

Acho interessante saber de analise tecnica por isso:
A partir de tais figuras, tentar pensar como os outros
(o que Não significa agir como eles...)

Pensando como eles, poderá tomar a atitude diferente da massa,
cada vez que mais vejo a bolsa, mais acredito que, se é formada por
pessoas, as pessoas possuem sim uma grande parcela dos rumos,
aliás, as atitudes deverão ser feitas por pessoas.

É claro, a maioria na verdade são arrastadas por "formadores de opinião",
por "grandes nomes da economia" , que muitas das vezes são obrigados a sempre colocar
alguma noticia na mídia, corretores que sobrevivem de corretagem, e assim,
são mais vendedores, que necessitam de sobreviver de sua comissao.
Analistas que muitas das vezes acertam menos que um macaco.

Gurus que muitas vezes falam na imprensa sobre tal ação (ganhando capital),
mas que ele nunca iria sequer olhar para aquele ativo.
A grande "tacada" é sua auto promoção, fazer um livro, ter repercussão,
viver de palestras, palestras essas que não mudam, são as mesmas.

Ou voceis acham que eu nunca fui enganado também?
Fui em palestras que a pessoa dizia exatamente a mesma coisa, parecia uma
peça de teatro, e até as perguntas do público. Encontrei um Senhor, e em outra cidade,
este mesmo Senhor, sentado  entre o público, fazendo a mesma pergunta que na palestra anterior em outra cidade. (depis conversando, ele era da equipe do Palestrante...e me explicou que para
não ficar "aquele silencio monótono", ele fazia as perguntas...tudo do roteiro...

Mas o óleo que gira esta engrenagem (o sangue novo), sempre deve fluir,
e assim as informações, sempre instigar o intimo do ser humano.

A comparação do que necessito e do que quero, do que o Sr. Rico possui e
o que não tenho. E assim, vem o "medo" de não ter tais pertences.

Gera o "Consumismo Imediato",
Gera o Celular de R$1500,00 comprado por
um motoboy que ganha R$ 400,00 e que parcelou em 24 vezes totalizando
R$2300,00...

Gera a dívida que mais de 70% dos brasileiros possuem, vivem na corda bamba.
E asssim, diferente dos Japoneses que já pensam em investir para os netos,

nos apresentam o Brasileiro, imediatista devido a alta inflação das décadas passadas,
devido aos costumes católicos de que guardar dinheiro é "pecado", diferente dos EUA, 85% protestante e altamente capitalista... (sem querer entrar em detalhes quanto a religião, respeito todas).

PS: Desculpe escrever muito, saio escrevendo os flashes que vem em minha
cabeça, e perdemos a noçao do tempo.
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #3 on: June 02, 2008, 05:19:50 AM »

Vocé è um novo membro mas parece que vocé irà acrescer o valor das discussoes. O que vc escreve è interessante e eu concordo "quase" plenamente. E se meu portuguese fosse melhor eu iria escrever mais coisas neste forum, nao somente breves analises.

Quando eu escrevi os topicos mais "longos" como "A ilusao", "Crédito: poderia ser um problema?", "Um inimigo importante: a ansiedade", "Os 'Breakouts'", RSI (IFR) move-se realmente entre 30 e 70?  foi realmente um trabalho por mim. Alguma coisas com o apoio do "traduitor online", outras com o dicionario, outras frases erradas assim que um portuguese/brasileiro nao comprende o que eu realmente gostavo de esprimir. E, sobre tudo, meias horas de trabalho para escrever um simples mensagem.  Grin

Nao concordo com vocé quando escreve:

"Acredito que elas (Análise Técnica) possuem alguma utilidade,
se essas analises e noticias influenciarem fortemente
os seres humanos na bolsa.
Não tem valor um candle se ele não der aquela "repercussão"
"

Nao concordo com a idea que a Análise Técnica seja ferramenta que funciona porqué tem um monte de gente que utiliza ela (em verdade os maiores bancos utilizam sistemas "trend following" e nao "trend predictors"). A Análise Técnica funciona porqué è um instrumento que descrebe em forma grafica o que està acontecendo no mercado. As emoçoes que sao presentes no momento. O mercado sobe ou descende quando tem mais compradores do vendedores ou viceversa. Olhando um grafico vc pode ver as emoçoes da gente (por exemplo vc vé panic-selling em umo spike....).

A gente nao agisce na mesma maneira, nao faz mesmas operaçoes quando vé, por exemplo, o mesmo suporte ou resistencia. Nao. As emoçoes e o nivel de risco è differente. Cada um tem uma cabeça. Experimento: se vc olha a um grafico com um outro trader, e cada um de voces escreve em um papel o que vc irà fazer (onde comprar, onde vender, onde por stop-loss, o que fazer em caso que o target nao serà atingido, trailing stop ou stop fixo, quem percentagem, eccetra eccetra.....) eu tenho certeza que os niveis seram diferentes.

A maoria de gente, no day trade e tambem no multi day, compra ou vende somente para razoes/motivaçoes "emotivas". O que hoje parece "economico" e tudo mundo tenta comprar quelquer preço, entre algun tempo pode sembrar "sem valor" (olhar, por exemplo, o que aconteceu na IPO de Blackstone)

Assim, se um olha a um grafico com olhos "limpos", em maneira simples, sem pre-conceitos, ele irà ver o que acontece NO MOMENTO e irà fazer operaçoes tentando de ser parte de o movimento que està criando-se. Isso è o aiuda que a Análise Técnica oferece.

Depois, falando sobre Japanese Candlestick, è uma tecnica que eu gosto muito. E aprendì utilizar-la desde meu inicio, passando da o inicio com o mais conhecido Nison, Greg Morris até os japoneses até um esperto americano que acho o melhor.

Maioria de pessoas que falam sobre Japanese Candlestick vc pode ver que em realidade nao conhecem nem utilizam para trabalhar. Até o ponto que tem um brasileiro que escreveu um livre sobre Japanese Candlestick mas que tem um monte de erros. Ninguem dos mestres irà te dizer como utilizar Candlestick para realizar um trade (nivel de preço onde comprar, vender, posicionar stop loss e como mover a posiçao depois que o trade è no mercado).
Quando algun diz (por exemplo) de entrar em "Buy" ao nivel de close de um hammer e por umo stop loss abaixo de um fundo de um hammer, nao è em realidade praticavel para um trader porqué pode ser que vc està trabalhando no mercado futuro do miniSP onde cada ponto è 50$. Assim ter umo stop de 15 pontos (ou alguma vezes tem spikes de 30 pontos no grafico diario) nao seria praticavel (15pt x 50$ = 750$ de stop loss). Ninguem sano de cabeça irà fazer uma operaçao assim, contra o mercado (vc està comprando um hammer, assim vc està em downtrend, operando contra-tendencia e com grande volatilitade).

A maioria de cursos sobre japanese candlesticks nao oferecem instrumentos para comprender realmente como utilizar-las em maneira efficaz. Mas, acredite, è uma das analises mais efficaz no curto/curtissimo prazo se utilizada em modo correto.

Eu escrevì alguma coisas sobre alguns erros comuns no utilizo de candles:
Japanese Candlestick Charting

Agora... vou analizar o Nikkei que hoje subì.
Até amanha e ainda obrigado pela participaçao e por o desenvolvimento dos topicos!
« Last Edit: June 02, 2008, 14:35:48 PM by GiaMa » Logged

fesonoda
Newbie
*

« Reply #4 on: June 03, 2008, 12:17:57 PM »

Ola, tudo bem com vcs?
   Nossa, realmente estamos bem servidos nesse fórum, com excelentes traders e o que é melhor, com este gesto maravilhoso de querer compartilhar suas experiencias com todos...eu ainda sou um mero iniciante e soh tenho a aprender por aqui, mas sempre que puder estarei participando.
   Muito Obrigado a todos que participam.
Newlong
Newbie
*

« Reply #5 on: June 04, 2008, 20:41:16 PM »

Boa Tarde GiaMA.
Boa Tarde a Todos!

Agradeço por escrever e expor sua opinião.
Realmente aprendi com sua opinião e desejo mesmo que
exista este debate. Acredito que só temos a aprender, principalmente
quando encontramos pessoas que nos mostram "outra forma", um outro ângulo de
de enchergar um assunto

Ainda nao entendi sobre a análise técnica.
Ela também pode ser vista como uma "linguagem" criada, a fim de padronização
na comunicação e até na formação de opiniao?
Sei que irá dizer que nao foi esta intenção a criação da analise técnica, eu concordo
quanto a isso.

Se ninguém escrevesse nada, e cada um tivesse sua análise sem
"figuras padrão", nao seria fácil manipular a opinião da massa (influenciar).
A análise técnica tem sim, um papel de influencia.
Se um candle foi esperado, uma figura OCO em mercado de alta, a maioria
irá repercutir como? Teremos um "padrão" de atitude dos participantes
(claro que não posso dizer: certeza, nada é certo, nem no mercado, nem nas atitudes
humanas.

É mais fácil influenciar os outros , quando todos estão seguindo uma
linguagem comum.

Eu Errei em dizer que "Somente" existe utilidade se existir influencia
(eu fui muito radical, muito generalista, quanto a esta indagação)

Mas penso que, se um candle não exprimir "vontade" de venda ou compra..
os humanos não irão comprar nem vender... isto no momento (curto prazo)

Mas entao voce pode me dizer: então por que existe sempre pessoas comprando e vendendo.
a corretora vive disso, e os corretores irão falar a seus clientes sobre as tais
"oportunidades unicas" de ficar rico (mais uma vez a emoção), os analistas também irão dizer
sobre seus "estudos"...e para que entendam estes "estudos", deve-se criar uma linguagem
padrao (analise tecnica) para que os que observam o estudo se influenciam, ou tirem a conclusão
por si mesmos.   Não quero dizer que a analise tecnica foi criada para influenciar os outros, se dei a entender isso, me expressei bem mal.  Digo sim, que graças a ela, muita gente a usa para influenciar os outros (o que também nao está errado...pois as atitudes, cada pessoa deve tomar).
Porém, mais uma vez, para a maioria das pessoas, é mais prático acreditar em um "consultor" do que bater a cara nos livros e estudar, errar, errar, acertar...)

É que, entendo que a análise técnica é mais que um estudo, é uma arte, pois envolve a
emoção humana na criação do gráfico dentre outros diversos fatores. O mercado move, e dentre estas variáveis a aparecer no grafico, existe o grau de sentimentum no preço.

Concordo "em parte" com o que voce diz:
" A gente nao agisse na mesma maneira, nao faz mesmas operaçoes quando vé, por exemplo, o mesmo suporte ou resistencia. Nao. As emoçoes e o nivel de risco è differente. Cada um tem uma cabeça."

A diferença é que a grande maioria das pessoas iriam agir da mesma maneira.
Quando voce diz: cada um tem sua cabeça, concordo em parte também. Cada um tem sua cabeça, mas nos "momentos críticos", a razão cede lugar ao primitivo, ao impulso, ao instinto. E no instinto humano, poucos possuem este "controle" de colocar a cabeça no lugar, o que acontece: esquecem que tem cabeça... Porque?
Porque elas estão "juntas" e ao mesmo tempo vivenciando um "novo acontecimento" e "mesmo acontecimento".
Exemplo: 200 pessoas estão numa praça, eu pego uma pistola e efetuo 2 tiros para
o alto, no meio da praça.  O que as pessoas farão?   A grande maioria irá correr. Alguns ficarão parados.. (sei que foi um exemplo bem radical..)
outros vão se abaixar....mas a grande maioria vai correr.
Motivo: sobrevivencia...medo

Agora, fictício: George Soros e Buffett possuem uma mesma opinião, e resolvem pronunciar em rede nacional: o petróleo está uma bolha, prestes a explodir.
O que isso vai repercutir? o que farão? Na verdade nao sei, mas posso supor que a maioria sairá do  mercado de petróleo... investir em ouro..
Motivo: sobrevivencia...medo

Acredito que isto no curto prazo...

Quanto ao que voce disse sobre:

Se vc olha a um grafico com um outro trader, e cada um de voces escreve em um papel o que vc irà fazer (onde comprar, onde vender, onde por stop-loss, o que fazer em caso que o target nao serà atingido, trailing stop ou stop fixo, quem percentagem, eccetra eccetra.....) eu tenho certeza que os niveis seram diferentes.

Sim concordo em parte, voce fez o gráfico, num post (nossa não consegui achar ele, não consegui achar opção: "mostrar tópicos lidos" ).
O que lembro, é que voce colocou stop em 46,20 e eu achei muito interessante sua explicação, que teria em 46,30 uma disparada dos stops..que desceria um pouco mais..e enfim voce colocou stop no 46,20.
(o que foi em minha análise este o valor de stop loss era 46,30...suporte que a maioria colocaria)
eu fiz a minha saida de stoop loss, e planejei tambem a saida com lucro, no caso seria partindo do rompimento da resistencia, caso rompesse a resistencia, o que daria em mais ou menos os 48,70....(o mesmo tamanho do suporte a resistencia, seria esta resistencia passada até stop gain)
Tudo bem, análises diferentes...

O gráfico de preços é uma representação do comportamento da massa de investidores e possui padrões
que se repetem com frenquência.
Mas possui também a finalidade de "ditar" um padrão a supostos preços de acordo com
supostas figuras, como um exemplo:
Uma bandeira (linhas paralelas que formam um pequeno canal de tendência, precedidas de longa tendencia que acaba
se parecendo com o "mastro" de uma bandeira. Bandeira indica continuidade da tendencia.
A análise técnica indica que, caso exista a retomada da tendencia, o mercado vai movimentar
com "mesma amplitude" que o "mastro".
Com isso, quando os investidores observarem o fim da bandeira, logo irão em massa comprar (caso tendencia de alta)
e assim, acabará realizando a "profecia" de chegar próximo ao estudo que a análise diz, de o preço
chegar ao tamanho do mastro após rompimento da figura bandeira.
Bancotario
Jr. Member
**

« Reply #6 on: June 05, 2008, 08:17:40 AM »

Parabéns GiaMa...

Feliz por teu site estar muito bem frequentado !
Grande abraço a você e na espera da PIZZA e do VINO em São Paulo !

Bancotario
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #7 on: June 05, 2008, 10:35:54 AM »

....
Sim concordo em parte, voce fez o gráfico, num post (nossa não consegui achar ele, não consegui achar opção: "mostrar tópicos lidos" ).
O que lembro, é que voce colocou stop em 46,20 e eu achei muito interessante sua explicação, que teria em 46,30 uma disparada dos stops..que desceria um pouco mais..e enfim voce colocou stop no 46,20.
(o que foi em minha análise este o valor de stop loss era 46,30...suporte que a maioria colocaria)
eu fiz a minha saida de stoop loss, e planejei tambem a saida com lucro, no caso seria partindo do rompimento da resistencia, caso rompesse a resistencia, o que daria em mais ou menos os 48,70....(o mesmo tamanho do suporte a resistencia, seria esta resistencia passada até stop gain)
Tudo bem, análises diferentes...

Olà a todos!

Provavelmente o topico era esto:
http://www.finbest.net/forum/index.php?topic=125.msg416#msg416

Mas eu nao tinha umo stop-loss ai. Eu tinha um ordem de compra alguns ticks abaixo da o nivel que eu achavo o nivel de stop-loss da maioria de traders no mercado nesse momento. :-)
Isso è um exemplo do que eu quero dizer. Como utilizar analise tecnica em maneira "correcta", que è differente da como as maioria de cursos descrebem como utilizar suportes/resistencias ou outros patterns e tambem indicadores.

Obs: o topico està evoluendo e isso è bom.
O que vc acha se vou criar novo um topico e mover estes ultimos mensagens da aqui ("break e retraçao") ao novo?

Bom, nos estamos mais ou menos dizendo as mesma coisas, somos pertos, mas com diferencias de visual que nao sei se è por minha difficultade em portuguese ou se è realmente uma diversa visao. Nao tem importancia. E' bom para produzir "material" para discutir do mesmo assunto.

Vou tentar de ampliar o que eu escrevì ontem.
E' un facto que a maioria de pessoas que tentam operar em bolsa nao conseguem de ter uma performance maior do benchmark que eles estam seguindo. Por exemplo, se uma pessoa trabalha no mercado de açoes brasileiro, acho que eles iram tentar de ter ganhos superior, no final de cada ano, aos ganhos do indice Bovespa. Mesma coisa acontece aquì na Europa. Um dos benchmarks mais utilizado è o indice Eurostoxx50.

Ter a mesma performance de um indice è coisa difficil. Mais difficil, muito mais difficil, è ter, por exemplo, uma performance de 5% superior ao indice. Em um outro topico, para demonstrar isso, eu indiquei a performance (muito negativa em comparaçao ao benchmark) de um club de investimento gerenciado por um senhor que... vende cursos. Acho que tem no mercado muitos mais exemplos de como a teoria nao concorda com a pratica.

Nos temos no mercado um grande numero de "traders" mais ou menos profissionais, muitas pessoas que tentam trabalhar na bolsa de valore depois ter seguido alguns cursos, alguns money managers e alguns fundos.

A maioria deles (sobretudos os investidores privatos) iram perder denaro em favor de um pequenho numero de profissionais. Todos eles utilizam instrumentos de analise tecnica e, geralmente, mais novo è o trader no mercado e mais instrumentos ele irà utilizar. Todos eles vé mesma medias moventes, mesmo IFR, mesma linhas de tendencias, canaletas etc etc...

Assim, o leitor, irà perguntar-se: se todos essas pessoas utilizam analise tecnica e a maioria è perdedora... ou analise tecnica nao funciona ou eles nao utilizam em maneira correcta.

Acho seja isso o "mal entendimento" na discussao. Quem utilizam a analise para pre-ver, e quem utilizam como instrumento de descriçao.

Alguns tentam utilizar a analise em funçao preditiva, para tentar pre-ver o futuro.
Para mim, a analise tecnica deve ser utilizada primariamente em funçao "descritiva" e nao "preditiva".

E' um instrumento que permite de ver as emoçoes dos participantes no mercado e descrebe o que acontece no momento. Assim, quando eu tenho uma descriçao do que acontece, posso ver oportunidades de participar.

O mercado oferece oportunidades para o investidor.
Todas as informaçoes estam no mercado e a analise descrebe o que acontece.

E' minha opiniao que o mercado nao irà mover-se para baixo ou alto porqué todos os pequenos participantes vé um head&sholuders (OCO), ou outras formaçoes de preços.
Tenho muitos exemplos, alguns com certeza eu escrevì no forum (por exemplo eu alguma vez vou comprar um candle que por maioria de pessoas è um hanging-man ou tambem alguma vez eu compro perto de um triplo topo ou abaixo de um suporte, onde a maioria de pessoas iram dizer "vende!"....)

Um fundo de investimento, por exemplo, nunca irà vender/comprar alguns bilhoes de dolares em quebra de um OCO o de uma bandeira. Geralmente, e acho que o amigo Bancotario pode confirmar, um money manager trabalha com sistemas "Trend following" de longo prazo (um dos vantagens de bancos/fundos è, em comparaçao com o trader do que nos estamos falando, ter capitais quase illimitados e nao ter problemas de margens. Assim eles podem seguir a tendencia de longo prazo embora podem errar muitas operaçoes no topos ou fundos). O que cria uma tendencia de longo prazo nao è a analise tecnica mas è a politica economica geral, o movimento do grande dineiro (o andamento do custo do dinheiro no mundo, os differenciais entre os custos de principais bancos....). A analise simplesmente descrebe e o trader tenta participar dos movimentos segundarios da tendencia primaria.

"O gráfico de preços é uma representação do comportamento da massa de investidores e possui padrões que se repetem com frenquência."
Exactamente. Porqué as pessoas tem mesmas reaçoes em situaçoes similhantes eu posso decidir se està uma oportunidade para mim ou nao.

O seu exemplo sobre as bandeiras è bom. As bandeiras, assim como os outros patterns de preços (por exemplo em trend de alta) se realizam porqué quem està comprado, tende a realizar lucros com uma percentagem que ele pensa seja "psicologicamente" de satisfaçao e quem ainda nao està comprado tenta de ingressar na tendencia a um preço mais baixo, assim se realiza uma "flag" ou as outras.

Mas, quando (e se) o trend de alta resume, quantas vezes as retomada de tendencia se move da mesma amplitude do mastro da bandeira? A experiença no mercado irà sugerir cada um participante niveis differentes para realizar lucros. E alguns nao iram realizar nem um pequenho lucro mas iram perder dinheiro.

Mesma conclusao, para mim. A analise tecnica descrebe oportunitades que estam no mercado no momento porqué descrebe as açoes/reaçoes emotivas dos participantes.

No topico "Spikes" tem o exemplo do que acontece no mercado quando, rapidamente, aparece medo. Nao è que as pessoas vendem porqué vé umo spike de baixa, mas o spike està simplesmente descrebendo o que acontece por alguma causa que nao è importante conhecer. As pessoas iram vender/comprar as preços diferentes desde o inicio até o fim do spike, embora todos sabem que è um exemplo de fim de movimento.

Os spikes (como outras configuraçoes extremas de preços) sempre criam perdas na maioria dos traders.

"...Nos "momentos críticos", a razão cede lugar ao primitivo, ao impulso, ao instinto... "
Sim. Acontece sempre, cada vez. Embora todos sabem isso, isso acontece. Isso tambem è o que è possivel ler nos graficos se vc olha sem "preconceitos".

Assim, acho que nos tentamos dizer mesmas coisas mas em forma differente.

E' minha opiniao que a analise tecnica è um bom instrumento para olhar a oportunitades que o mercado oferece mas que a maioria de pessoas que participam aos cursos aprendem e utilizam ela em modo errado, o modo que vc bem descrebeu no post precedente. Eles nao olham aos mesmos graficos e formaçoes de preços com olhos "limpos", sem preconceitos, mas tentam de ler/ver no grafico informaçoes que podem confirmar o que eles jà tem na cabeça: comprar ou vender. Assim eles utilizam a analise em funçao predittiva. Utilizam o indicador, as medias moventes, o pattern que pode confirmar a hipotese do movimento "futuro" que eles jà tem. Por exemplo: "o RSI è abaixo de 30, assim COMPRE" e esquecem que o RSI abaixo de 30 somente descrebe que o ativo è fraco e provavelmente em tendencia de baixa desde tempo....

Utilizam analise para confirmar um "pre-juiço".

Isso è o erro mais grave que eles podem comitir.
Outro grande erro è pensar de poder diventar rico depois ter seguido alguns cursos.  Grin

afernandes
Newbie
*

« Reply #8 on: April 03, 2009, 17:03:32 PM »

EXCELENTE DEBATE! Sim senhor.

Já li que é um tópico 'encerrado' antigo... Mas as ideias são tão boas que não resisto a repetir...

Estou muito de acordo como isso da analise técnica como linguagem padrão que facilita guiar a massa...
Em especial no Forex 'vejo isso cada dia'

Mas concordo... é o que há... são as regras do jogo... né?

Como diz o Giama: tentar não usar para predizer, mas para ver o que está acontecendo.
Demora anos...
A boa noticia é que para uns mais e para outros menos.
Boa para os de menos... claro.
AF
Finbest

Pages: [1]   Go Up
  Print  

Jump to: