....
Sim concordo em parte, voce fez o gráfico, num post (nossa não consegui achar ele, não consegui achar opção: "mostrar tópicos lidos" ).
O que lembro, é que voce colocou stop em 46,20 e eu achei muito interessante sua explicação, que teria em 46,30 uma disparada dos stops..que desceria um pouco mais..e enfim voce colocou stop no 46,20.
(o que foi em minha análise este o valor de stop loss era 46,30...suporte que a maioria colocaria)
eu fiz a minha saida de stoop loss, e planejei tambem a saida com lucro, no caso seria partindo do rompimento da resistencia, caso rompesse a resistencia, o que daria em mais ou menos os 48,70....(o mesmo tamanho do suporte a resistencia, seria esta resistencia passada até stop gain)
Tudo bem, análises diferentes...
Olà a todos!Provavelmente o topico era esto:
http://www.finbest.net/forum/index.php?topic=125.msg416#msg416Mas eu nao tinha umo stop-loss ai. Eu tinha um ordem de compra alguns ticks abaixo da o nivel que eu achavo o nivel de stop-loss da maioria de traders no mercado nesse momento. :-)
Isso è um exemplo do que eu quero dizer. Como utilizar analise tecnica em maneira "correcta", que è differente da como as maioria de cursos descrebem como utilizar suportes/resistencias ou outros patterns e tambem indicadores.
Obs: o topico està evoluendo e isso è bom.
O que vc acha se vou criar novo um topico e mover estes ultimos mensagens da aqui ("break e retraçao") ao novo?Bom, nos estamos mais ou menos dizendo as mesma coisas, somos pertos, mas com diferencias de visual que nao sei se è por minha difficultade em portuguese ou se è realmente uma diversa visao. Nao tem importancia. E' bom para produzir "material" para discutir do mesmo assunto.
Vou tentar de ampliar o que eu escrevì ontem.
E' un facto que
a maioria de pessoas que tentam operar em bolsa nao conseguem de ter uma performance maior do benchmark que eles estam seguindo. Por exemplo, se uma pessoa trabalha no mercado de açoes brasileiro, acho que eles iram tentar de ter ganhos superior, no final de cada ano, aos ganhos do indice Bovespa. Mesma coisa acontece aquì na Europa. Um dos benchmarks mais utilizado è o indice Eurostoxx50.
Ter a mesma performance de um indice è coisa difficil. Mais difficil, muito mais difficil, è ter, por exemplo, uma performance de 5% superior ao indice. Em um outro topico, para demonstrar isso, eu indiquei a performance (muito negativa em comparaçao ao benchmark) de um club de investimento gerenciado por um senhor que... vende cursos. Acho que tem no mercado muitos mais exemplos de como a teoria nao concorda com a pratica.
Nos temos no mercado um grande numero de "traders" mais ou menos profissionais, muitas pessoas que tentam trabalhar na bolsa de valore depois ter seguido alguns cursos, alguns money managers e alguns fundos.
A maioria deles (sobretudos os investidores privatos) iram perder denaro em favor de um pequenho numero de profissionais. Todos eles utilizam instrumentos de analise tecnica e, geralmente, mais novo è o trader no mercado e mais instrumentos ele irà utilizar. Todos eles vé mesma medias moventes, mesmo IFR, mesma linhas de tendencias, canaletas etc etc...
Assim, o leitor, irà perguntar-se: se todos essas pessoas utilizam analise tecnica e a maioria è perdedora... ou analise tecnica nao funciona ou eles nao utilizam em maneira correcta.Acho seja isso o "mal entendimento" na discussao. Quem utilizam a analise para pre-ver, e quem utilizam como instrumento de descriçao.
Alguns tentam utilizar a analise em funçao preditiva, para tentar pre-ver o futuro.
Para mim, a analise tecnica deve ser utilizada primariamente em funçao "descritiva" e nao "preditiva". E' um instrumento que permite de ver as emoçoes dos participantes no mercado e descrebe o que acontece no momento. Assim, quando eu tenho uma descriçao do que acontece, posso ver oportunidades de participar.
O mercado oferece oportunidades para o investidor.Todas as informaçoes estam no mercado e a analise descrebe o que acontece.
E' minha opiniao que o mercado nao irà mover-se para baixo ou alto porqué todos os pequenos participantes vé um head&sholuders (OCO), ou outras formaçoes de preços.
Tenho muitos exemplos, alguns com certeza eu escrevì no forum (por exemplo eu alguma vez vou comprar um candle que por maioria de pessoas è um hanging-man ou tambem alguma vez eu compro perto de um triplo topo ou abaixo de um suporte, onde a maioria de pessoas iram dizer "vende!"....)
Um fundo de investimento, por exemplo, nunca irà vender/comprar alguns bilhoes de dolares em quebra de um OCO o de uma bandeira. Geralmente, e acho que o amigo Bancotario pode confirmar, um money manager trabalha com sistemas "Trend following" de longo prazo (um dos vantagens de bancos/fundos è, em comparaçao com o trader do que nos estamos falando, ter capitais quase illimitados e nao ter problemas de margens. Assim eles podem seguir a tendencia de longo prazo embora podem errar muitas operaçoes no topos ou fundos). O que cria uma
tendencia de longo prazo nao è a analise tecnica mas è a politica economica geral, o movimento do grande dineiro (o andamento do custo do dinheiro no mundo, os differenciais entre os custos de principais bancos....). A analise simplesmente descrebe e o trader tenta participar dos movimentos segundarios da tendencia primaria.
"
O gráfico de preços é uma representação do comportamento da massa de investidores e possui padrões que se repetem com frenquência."
Exactamente. Porqué as pessoas tem mesmas reaçoes em situaçoes similhantes eu posso decidir se està uma oportunidade para mim ou nao.
O seu exemplo sobre as bandeiras è bom. As bandeiras, assim como os outros patterns de preços (por exemplo em trend de alta) se realizam porqué quem està comprado, tende a realizar lucros com uma percentagem que ele pensa seja "psicologicamente" de satisfaçao e quem ainda nao està comprado tenta de ingressar na tendencia a um preço mais baixo, assim se realiza uma "flag" ou as outras.
Mas, quando (e se) o trend de alta resume, quantas vezes as retomada de tendencia se move da mesma amplitude do mastro da bandeira? A experiença no mercado irà sugerir cada um participante niveis differentes para realizar lucros. E alguns nao iram realizar nem um pequenho lucro mas iram perder dinheiro.
Mesma conclusao, para mim. A analise tecnica descrebe oportunitades que estam no mercado no momento porqué descrebe as açoes/reaçoes emotivas dos participantes.
No topico "Spikes" tem o exemplo do que acontece no mercado quando, rapidamente, aparece medo. Nao è que as pessoas vendem porqué vé umo spike de baixa, mas o spike està simplesmente descrebendo o que acontece por alguma causa que nao è importante conhecer. As pessoas iram vender/comprar as preços diferentes desde o inicio até o fim do spike, embora todos sabem que è um exemplo de fim de movimento.
Os spikes (como outras configuraçoes extremas de preços) sempre criam perdas na maioria dos traders.
"
...Nos "momentos críticos", a razão cede lugar ao primitivo, ao impulso, ao instinto... "
Sim. Acontece sempre, cada vez. Embora todos sabem isso, isso acontece. Isso tambem è o que è possivel ler nos graficos se vc olha sem "preconceitos".
Assim, acho que nos tentamos dizer mesmas coisas mas em forma differente.
E' minha opiniao que a analise tecnica è um bom instrumento para olhar a oportunitades que o mercado oferece mas que a maioria de pessoas que participam aos cursos aprendem e utilizam ela em modo errado, o modo que vc bem descrebeu no post precedente. Eles nao olham aos mesmos graficos e formaçoes de preços com olhos "limpos", sem preconceitos, mas tentam de ler/ver no grafico informaçoes que podem confirmar o que eles jà tem na cabeça: comprar ou vender. Assim eles utilizam a analise em funçao predittiva. Utilizam o indicador, as medias moventes, o pattern que pode confirmar a hipotese do movimento "futuro" que eles jà tem. Por exemplo: "o RSI è abaixo de 30, assim COMPRE" e esquecem que o RSI abaixo de 30 somente descrebe que o ativo è fraco e provavelmente em tendencia de baixa desde tempo....
Utilizam analise para confirmar um "pre-juiço".Isso è o erro mais grave que eles podem comitir.
Outro grande erro è pensar de poder diventar rico depois ter seguido alguns cursos.