Finbest
September 28, 2020, 11:06:45 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: Problema de activaçao com usuarios de IG.COM.BR

Home   Help Search Calendar Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: ''Outside day''  (Read 5369 times)
GiaMa
Administrator
Hero Member

« on: June 13, 2007, 15:15:52 PM »

Para quem gostam de patterns para fazer trading.
Abaixo um exemplo de um ''bullish outside day''.

Para mim, sinal de compra para o curto prazo.

* bullishoutside_13GIU07.gif (40.92 KB, 993x637 - viewed 721 times.)

GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #1 on: June 13, 2007, 20:23:55 PM »

Nao està somente UM sinal, no grafico.
Algun reconhece alguma coisa mais?

Qual sao os sinais que vc pode ver no grafico abaixo?
Estava condiçao para uma compra, hje, ou nao? (compra poderia ser tambem no preço de close, assim a 3.18)

Quando pessoas estam operando com dinheiro reale no mercado, eles deveriam ter ideias, por exemplo, de:

1- como è o mercado? (trending ou trading; se està em trend, como è o trend. Se està em range, quale è o range)
2- estam condiçoes para operar com baixo risco?
3- quale deveria ser o maximo risco sustentavel? (o nivel onde minha analise deveria ser considerada errada?)
4- quale è o target de minha operaçao onde poder concluir-là?
5- qual sao os sinais CONTRA minha hipotese de trabalho? (è muito facil achar somente sinais que confirmam minha visao altista ou baixista.... mas vc deveria achar para sinais CONTRA, in modo da pensar mais sobre o que vc està pronto para fazer)
6- ........

Atençao!
Um erro comum è decider uma compra/venda olhando em indicadores "collineari" (indicadores que fornecem as mesmas informaçoes).

Um outro erro muito comum è olhar para divergencias baixistas em um trend altista para tentar uma venda... ou olhar para divergencias altistas em um trend baixista para uma compra.... Porque? Porqué divergencias altistas sao muito comum em uptrend (e divergencias baixistas sao comum em trend baixista), assim nao sois sinais confiaveis para operar contra o trend.
Mas.... se vc foi ad algum curso e a cara explicou o manual de "perfecto trader" e ele sugere de comprar/vender divergencias... pode tentar trabalhar com divergencias de RSI ou estocastico ou outros indicadores e depois algun meses nos se fala. Vc descobrirà cedo quanto pode custar trabalhar com esses no mercado reale...  Grin

Algum tem experiença?

Antonio
Newbie
*

« Reply #2 on: June 16, 2007, 07:44:25 AM »

Tenho uma dúvida:
Esse ''bullish outside day'' é a mesma coisa que "padrão envolventde de alta"?
Mais uma dúvida: "padrão envolventde de alta" é a mesma coisa que "engolfo de alta"?

Com relação ao gráfico, percebo que o volume aumentou (junto com os preços) no dia do ''bullish outside day''. Pode ser um bom sinal. Também rompeu o suporte em +/- 3.10, mas retornou e fechou acima. Além disso o IFR indica que o papel está ficando mais "barato" (sobre vendido).  Acho que para o curto prazo poderia ser uma operação interessante. Se eu entrasse, colocaria um stop logo abaixo da linha de suporte.

Por outro lado, os preços já romperam a linha de tendência de alta e estão abaixo da média. Estabeleci que por enquanto vou operar em tendências, ou seja, não entro numa operação de compra antes que o papel forme dois fundos e dois topos mais altos, após um período de baixa. Quando isso acontece, aí passo a olhar os indicadores, figuras e volume. Posso até verificar situações diferentes (como essa do gráfico) interessantes, mas não opero porque não faz parte de minha estratégia. Gostaria de receber comentários/críticas sobre minhas observações.
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #3 on: June 16, 2007, 09:11:22 AM »

Oi, Antonio!
Vou tentar responder melhor que possivel a tuas interessantes perguntas.

Tenho uma dúvida:
Esse ''bullish outside day'' é a mesma coisa que "padrão envolventde de alta"?
Mais uma dúvida: "padrão envolventde de alta" é a mesma coisa que "engolfo de alta"?

Nao conheco terminologia portuguesa, assim nao comprendo "padrão envolventde de alta", ma provavelmente a segunda, "engolfo de alta" è a meisma coisa de uma "bullish engulfing".

Uma "Bullish Engulfing" nao è a meisma coisa de um "Bullish Outside Day", embora sao similhantes (em nosso caso do grafico precedente o Bullish Outside day è tambem uma Bullish Engulfing).

Um Outside Day è um dos patterns mais poderosos da reversão. O princípio de um Ooutside Day è que o dia deve ter um maximo mais alto do maximo do dia precedente e um minimo mais baixo de o minimo precedente. Assim, o max e o min deveriam ser "outside" (fora) da o range do dia precedente (obs. olha que nos falamos de max e min e nao de close).

O Outside Day é chamado "bullish" se o close da barra atual é mais elevado do que o close da barra prévia; o Outside Day è chamado "bearish" quando o close é minor do que close de ontem.

Assim um outside day pode ser nao necessariamente tambem uma "bullish engulfing" (olhar o grafico abaixo. No exemplo abaixo vc pode ver um outro "outside day" (Bearish Outside Day) que NAO E' uma "bearish engulfing").

Com relação ao gráfico, percebo que o volume aumentou (junto com os preços) no dia do ''bullish outside day''. Pode ser um bom sinal. Também rompeu o suporte em +/- 3.10, mas retornou e fechou acima. Além disso o IFR indica que o papel está ficando mais "barato" (sobre vendido).  Acho que para o curto prazo poderia ser uma operação interessante. Se eu entrasse, colocaria um stop logo abaixo da linha de suporte.

Sim. Desde março estamos em trading range (3.10-3.30 mais ou menos) e o RSI tem suporte em area 40. Algun poderia notar "divergencias altistas" tambem. Ser sobre vendido nao è sinal para compra, lembrar isso. Quando um titulo è sobrevendido significa que è muito muito fraco. Assim nos devemos olhar para outros sinais (por ex. spike lows para um trade LONG de curtissimo prazo) ou negative reversals para um trade SHORT... mas o assunto è complicado Grin ).

O stop? Eu collocaria o stop a 2.90 em close. Quando vc escolhe umo stop loss, vc deve olhar nao somente os suportes/resistencias mas tambem a volatilidade. Assis, (para mim) umo stop a 3.10 (mesmo se a 3.10 està o runaway gap de dezembro) seria demasiado perto e o risco de ser atingido, mesmo se a estrategia de compra foi boa, seria elevado. 2.90 me parece melhor e nos temos tambem um "breakaway gap" em novembro 2006.

Por outro lado, os preços já romperam a linha de tendência de alta e estão abaixo da média. Estabeleci que por enquanto vou operar em tendências, ou seja, não entro numa operação de compra antes que o papel forme dois fundos e dois topos mais altos, após um período de baixa. Quando isso acontece, aí passo a olhar os indicadores, figuras e volume. Posso até verificar situações diferentes (como essa do gráfico) interessantes, mas não opero porque não faz parte de minha estratégia. Gostaria de receber comentários/críticas sobre minhas observações.

Bom. Sempre, operar em tendencia è a cosa melhor. Em tendencia e com baixa volatilidade. Eu tambem trabalho muito com esses caracteristicas.

A linha altista foi rompida e depois funcionou para 3 meses como linha de resistencia dinamica. Ela teneva um bom valor. As medias moveis tambem. As cotaçoes sao abaixo, assim o trend de curto evidenciado por medias moveis (eles sao MM adaptivas; se "adaptam" a volatilidade de mercado) seria baixista. Este è o unica duvida que eu tenho em essa operaçao.  Grin

Abaixo o exemplo de um Bearish Outside Day que NAO è uma Bearish Engulfing

* od_16giu07.gif (5.04 KB, 199x185 - viewed 713 times.)

Antonio
Newbie
*

« Reply #4 on: June 16, 2007, 10:53:44 AM »

Olá GiaMa,

ficou bem clara a diferença entre um ''bullish outside day''  e um "bullish engulfing".

Gostaria de saber como posso aprender mais sobre esse assunto de "spike lows para um trade LONG de curtissimo prazo, ou negative reversals para um trade SHORT", que você citou. Existe algum livro ou artigo que trata sobre esse assunto. Na literatura que já consultei nunca vi esses conceitos (desculpe-me, mas estou apenas iniciando).

Achei interessante quando citou o suporte do RSI. Não tinha ainda percebido que poderia usar o conceito de suporte e resistência também nesse indicador. Vi que você usa também uma média móvel no RSI. Qual o período dessa média?

Com relação ao stop em 2,90, como ele foi calculado? Tem alguma técnica? Ou esse cálculo é subjetivo. Você citou a volatilidade.

Obrigado pela atenção.
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #5 on: June 16, 2007, 11:13:26 AM »

Oi, Antonio!
Como vc sabe, estudar analise (teoria) e depois confruntar-se com o mercado (pratica) sao coisas differentes. Ler mais de um livro, aprender, e fazer experiença no mercados (tambem se com alguna conta virtuale) è importante para confruntar-se com suas emoçoes que frequentemente iram confunder.

Depois, quando eu vejo algum que escreve "sobre-vendido= sinal de compra, deve ricochetear para alto" ou "sobre-comprado=sinal de venda" eu vou a rir muito porque as caras vendem cursos dizendo isso e pessoas pagam para escutar isso!! Parece que eles nunca olham a um mercado em tendencia.  Roll Eyes Que ingenuidade....

Assim, o assunto è muito amplo e, contrariamente a o que as pessoas parecem creer, nao è possivel transformar-se em bom traders em 1-2 anos (sobretudo se o mercado onde vc va a aplicar è fortemente altista desde 5 anos) ou depois 18 horas de curso da 1000 reais. O que è mais ''simples'' de fazer è tantar manter racionalidade, estudar metodos para minimizar riscos, gerenciar o proprio capitale. Para tomar-se rico em breve è melhor casar com mulher rica do que tentar aplicar na bolsa de valores!  Grin

Uma das tecnicas que eu gosto mais è olhar a o RSI (IFR em portuguese) combinado com outros sinais. Eu escreveu um topico aqui, que me parece interessante mas, provavilmente, outros 520 membros de Finbest nao concordavam porque somente Bancotario escreveu alguma coisa....   Grin

Va a dar um olhada.

http://www.finbest.net/forum/index.php?topic=30.0

Na proxima semana nos podemos falar mais sobre o assunto em frente a um café.
Essa è somente uma metodologia de trabalho, nao è a UNICA metodologia. Wink

Agora vou a almoçar alguma coisa e depois vou a o Planetario em Ibirapuera! Até mais tarde!

Antonio
Newbie
*

« Reply #6 on: June 16, 2007, 15:13:08 PM »

GiaMa,

concordo plenamente com você. Só aprendemos sobre o mercado quando estamos operando e adquirindo experiência real.

Estou enviando um gráfico de uma ação que acompanho e acho que ela fez um "''bullish outside day''. Repare: A máxima e a mínima do dia estão fora do range do dia anterior. A mínima do dia é 23,34 e a anterior é 23,36. A diferença é pequena, mas existe. Pode ser considerado um "BOD"?

Inclusive os preços romperam a linha superior da figura, o que pode caracterizar um bom momento para compra. Olhe o volume. Bom...essa é minha leitura.

* ALLL11.GIF (25.54 KB, 1088x572 - viewed 696 times.)
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #7 on: June 16, 2007, 20:07:44 PM »

E' uma leitura corretta, Antonio, mas...

O pattern que vc indicou seria mais importante se teria:
1- realizado um minimo pivot depois uma descida mais marcada (um minimo bastante importante, ao fim de um down-trend mais definido). Pode ser uma descida de somente alguns dias, ma melhor se marcada.
2- quando vc encontra os "outsides" eles deveriam ser GRANDES (em comparaçao com outros dias do curto prazo). Esto è bastante pequinho.... suo range è similhante ao range de outros dias recentes. O range max/min deveria ser grande. Vc esta achando para (e possibilmente operando com) um aumento sensivel de volatilidade em comparaçao as condiçoes normais do ativo que vc acompagna.
3- ok com volumes. Vc està certo. Expansao de volumes està acompagnando o movimento.

Pages: [1]   Go Up
  Print  

Jump to: