Finbest
September 28, 2020, 10:00:13 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: Bem-vindo em Finbest.net!

Home   Help Search Calendar Login Register  
Pages: 1 [2]   Go Down
  Print  
Author Topic: Um inimigo importante: a ansiedade  (Read 10054 times)
Antonio
Newbie
*

« Reply #15 on: June 10, 2007, 09:31:06 AM »

GIAMA,

com apenas alguns meses de operação, já percebi quantas instituições disputam nosso dinheiro. São cursos, pacotes, softwares etc. Percebi, também, que existem muitas informações gratuitas na internet, o que tento aproveitar bastante (artigos, fóruns etc).

Com relação ao que vem escrevendo neste tópico (Um inimigo importante: a ansiedade), acredito que fica mais claro ainda a importância de um sistema de operações. O objetivo de um sistema de operações deveria ser também minimizar os efeitos emocionais que surgem no processo de decisão de compra e venda de ações. Então, acredito que primeiramente devemos criar e aperfeiçoar um sistema de operações. Para isso, faz-se necessário estudar muito as diversas ferramentas que podem ser utilizadas (teoria Dow, Candles, Fibonacci e indicadores). Obviamente, quem está a mais tempo no mercado já deve ter passado essa fase. Eu já desenvolvi meu sistema de operações, mas estou ainda estudando muito para aperfeiçoá-lo. Em segundo lugar, acredito que o esforço deve ser no sentido de seguir fielmente esse sistema. Digo esforço porque já percebi que não é fácil seguir a própria estratégia. Na hora que as coisas estão acontecendo, surgem diversos "motivos" para não seguirmos as estratégias previamente estabelecidas. E esses "motivos" estão sempre fundamentados em alguma emoção como medo, arrependimento, ansiedade etc. Então, temos que colocar um esforço para evitar as armadilhas causadas por nós mesmos, ou seja, por nossas emoções.

Essa é a forma como estou entendendo esse assunto. Por favor, se estiver errado me corrijam.
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #16 on: June 11, 2007, 09:30:11 AM »

GIAMA,
com apenas alguns meses de operação, já percebi quantas instituições disputam nosso dinheiro. São cursos, pacotes, softwares etc. Percebi, também, que existem muitas informações gratuitas na internet, o que tento aproveitar bastante (artigos, fóruns etc).

Isso, Antonio. E' mais facil ganhar dinheiro vendendo produtos relacionado aos investimentos do que ganhar operando NA bolsa. Mas a sensaçao que deveria ser publicizada è que è FACIL ganhar na bolsa para ter em funçao o mercado de serviços. Isso aconteceo ja na Europa alguns anos atras e hoje vejo està acontecendo em Brasil. Tudo isso è normal, mas pessoas que tem somente poucos anos de experiença (5 ou 6 por exemplo) nao comprende o assunto e para eles pode ficar muito muito perigoso.

Com relação ao que vem escrevendo neste tópico (Um inimigo importante: a ansiedade), acredito que fica mais claro ainda a importância de um sistema de operações. O objetivo de um sistema de operações deveria ser também minimizar os efeitos emocionais que surgem no processo de decisão de compra e venda de ações....  Eu já desenvolvi meu sistema de operações, mas estou ainda estudando muito para aperfeiçoá-lo. Em segundo lugar, acredito que o esforço deve ser no sentido de seguir fielmente esse sistema. Digo esforço porque já percebi que não é fácil seguir a própria estratégia. Na hora que as coisas estão acontecendo, surgem diversos "motivos" para não seguirmos as estratégias previamente estabelecidas. E esses "motivos" estão sempre fundamentados em alguma emoção como medo, arrependimento, ansiedade etc. ...

Exactamente. Um bom trader, ele que pode sobraviver para longo prao no mercado, è um trader que sabe que nunca terà certaza do que irà acontecer no mercado. Ele sabe que seu sistema de fazer operaçoes foi bom no passado e PODERIA ser bom no futuro mas nao tem certeza. Assim, ele deveria saber como gerenciar seu dinehiro em maneira da "sobraviver" (entao, ter um capital ainda efficiente para continuar a operar) tambem se occorem 5-6 o mais loss consecutivos. Perdas sois naturais, o que è importante è saber quanto nos è permitidos de perder cada uma operaçao e cada um mes. Cheesy

Depois... eu vi muitas pessoas que acham de conhecer como operar japanese candlesticks ou outras tecnicas... ma em verdade eles nao sabem. E si eles acreditam de saber operar utilizando essa tecnica (ou outras) eles tem um problema muito muito grande. Eles tem um sistema que ''nao funciona no longo prazo'' mas acreditam em isso. Muito muito perigoso.

Em fim... è muito importante nao confunder um mercado touro com a propria capacidade de operar. Cheesy
E' muito facil pensar que uma operaçao ganhadora è merito de propria ''boa tecnica'' e uma operaçao perdedora è ''culpa de noticias'' ou outros eventos....

Estam muitos livros interessante que pessoas deveriam ler antes de fazer um curso. Um bom livre tem custo mais baixo e è mais interessante de um curso. Cheesy Os melhores sois americanos; començar com esses.

Imagina que, por exemplo, eu vi un livre sobre candlesticks na livraria FNAC (realizado por um Brasileiro) que tem grandes erros. Cheesy Seria sufficiente ler e bem interpretar Nison ou outros mestres para escrever um bom livre sobre candlesticks com menos erros Cheesy:D
« Last Edit: June 11, 2007, 09:33:31 AM by GiaMa » Logged

Pages: 1 [2]   Go Up
  Print  

Jump to: