Finbest
October 27, 2020, 14:34:29 PM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: Bem-vindo em Finbest.net!

Home   Help Search Calendar Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: Grafistas, 20 regras antes de operar  (Read 7114 times)
Alberto
Full Member

« on: March 28, 2007, 11:31:13 AM »

Para quem estuda análise técnica ou gráfica um pequeno roteiro operacional. Mantenha em mente essas 20 regras.

1. Esqueça as notícias e lembre-se sempre dos gráficos. Saiba que a notícia segue a tendência e não o contrário. As notícias estão precificadas nos gráficos.
   2. Ouça o que o gráfico fala, o que ele pensa e o que ele faz.
   3. A tendência é sempre sua amiga.
   4. A inversão de uma tendência nunca acontece de repente.
   5. A tendência acaba sempre por testar a resistência ou o suporte.
   6. Compre no suporte. Venda na resistência.
   7. Os topos demoram menos tempo a formar que os fundos, já que ganância age mais depressa do que o medo.
   8. A cotação tem memória. Lembre-se sempre da última vez que a cotação atingiu esse nível, pois é provável que volte a ter o mesmo comportamento.
   9. Não entre em uma posição sem que veja a porta de saída, tanto do objetivo quanto do stop.
  10. Jamais devemos aumentar posições perdedoras.
  11. Devemos sempre estabelecer um limite máximo de perdas para nossas posições.
  12. Mantenha aplicado no risco somente um montante com o qual se sinta confortável.
  13. Sempre realize lucros quanto seus objetivos forem atingidos.
  14. Não realize mais de 50% do lucro antes de uma indicação clara de reversão ou stop.
  15. Saia de toda a posição se sua estratégia estiver errada. Não insista!
  16. Realize prejuízos com rapidez e lucros com calma.
  17. Nunca perca mais de 20% de seu capital numa posição. Pode não recuperar.
  18. Nunca se antecipe numa operação com mais de 10% do montante total.
  19. Nos momentos de extremo pessimismo ou otimismo devemos estar fora do mercado.
  20. Nunca atue impulsivamente. O impulso deve ser substituído pela estratégia.

Posts interessantes:
Entrevista do Steve Nison ao reporter Jayanthi Gopalakrishnan da editora de “Stocks&Commodities” em 24 de janeiro de 2003. Traduzido por José Antonio Boffa.
ZEN, CANDLESTICKS E O TRADING TRIAD-STEVE NISON - Parte 01/03
ZEN, CANDLESTICKS E O TRADING TRIAD-STEVE NISON - Parte 02/03
ZEN, CANDLESTICKS E O TRADING TRIAD-STEVE NISON - Parte 03/03

--

Um forte abraço.
« Last Edit: April 15, 2007, 10:29:41 AM by Alberto » Logged

Antonio
Newbie
*

« Reply #1 on: April 08, 2007, 18:39:59 PM »

Olá Alberto,

sou iniciante no mercado de ações e me desculpe se o que vou colocar soa muito "amador". Com relação a essas 20 regras, muito me intriga a primeira. Todas as outras fazem sentido para mim. Como é que eu vou esquecer as notícias na hora de operar? Não pode acontecer de um papel parecer "oversold" e, por isso mesmo, indicado para compra, quando na verdade é alguma informação negativa sobre a empresa que está sendo divulgada na mídia? Muitas vezes, comprar um ativo nessa situação significa meses de espera até que seu preço se recupere. Minha preocupação é se existe aí algum ponto que eu não esteja entendendo.

Abraço,

Antonio.
Alberto
Full Member

« Reply #2 on: April 09, 2007, 08:39:26 AM »

Olá Alberto,

sou iniciante no mercado de ações e me desculpe se o que vou colocar soa muito "amador". Com relação a essas 20 regras, muito me intriga a primeira. Todas as outras fazem sentido para mim. Como é que eu vou esquecer as notícias na hora de operar? Não pode acontecer de um papel parecer "oversold" e, por isso mesmo, indicado para compra, quando na verdade é alguma informação negativa sobre a empresa que está sendo divulgada na mídia? Muitas vezes, comprar um ativo nessa situação significa meses de espera até que seu preço se recupere. Minha preocupação é se existe aí algum ponto que eu não esteja entendendo.

Abraço,

Antonio.

Antonio, só para registrar que estou ciente de sua questão.

Essa primeira regra está gerando uma certa polêmica, irei preparar
um detalhamento dela. O problema é que por absoluta falta de
tempo penso que no máximo está semana eu consiga.

Obrigado por levantar a questão de maneira objetiva.

Um forte abraço.

Alberto

Alberto
Full Member

« Reply #3 on: April 13, 2007, 12:10:00 PM »

Antonio, desculpe a minha falta de tempo, não está sendo possível
eu desenvolver melhor esse tema, mas vou procurar ser simples e
objetivo.

Você me pergunta: "Como vou esquecer das notícias na hora de
operar?"

Eu te respondo da seguinte maneira:

Se você opera assim, então você não é Grafista, na essência pura
da palavra, o que não tem nada de errado. Você pode fazer suas
análises gráficas e ainda assim ir verificar notícias. Se é assim que
você se sente bem operando, continue.

Só para exemplificar vou te citar o que aconteceu comigo hoje no
Forex. Eu tenho um Expert Advisor (0123Patterns) que fica ligado
na paridade EURUSD, este EA opera no curto ou curtíssimo prazo e
procura identificar topos e fundos, ou seja, esgotamento de tendência.

Anexei a imagem do gráfico de 15 minutos para facilitar.

Nesta madrugada o EA identificou um possível topo e começou a
vender, ele não carrega tudo de uma vez em única ordem vai
dividindo em várias. Acontece que o mercado continuou subindo,
em um determinado ponto eu desliguei o EA. E o que fui fazer depois?
Tinha relatórios importantes a sair, fiquei aguardando, quando saiu
procurei interpretar os números, sou péssimo nisso, ou seja, fiz o
que você comentou, não consegui me livrar das notícias.

No meu caso isto acontece quando fico inseguro quanto a interpretação
gráfica é o medo o emocional, falando mais alto.

Enfim, ser Grafista é ser Grafista e nada mais.

* eurusd-15min-13042007-1240.gif (17.18 KB, 822x450 - viewed 545 times.)

Bancotario
Jr. Member
**

« Reply #4 on: April 14, 2007, 04:45:59 AM »

Exceções a Catastrofes, muitos time frames identificam "noticias"...

Parece ridiculo, mas é a maior das verdades...

O ANALISTA TÉCNICO ( GRAFISTA ) deve colocar a noticia em um plano bastante inferior !!!
Mas isso não é tão simples ...

Você vai contra a Massa e isso gera MEDO...

Froid explica Huh rsss...

Grande abc a todos ...
Alberto
Full Member

« Reply #5 on: April 14, 2007, 08:42:04 AM »

Exceções a Catastrofes, muitos time frames identificam "noticias"...

Parece ridiculo, mas é a maior das verdades...

O ANALISTA TÉCNICO ( GRAFISTA ) deve colocar a noticia em um plano bastante inferior !!!
Mas isso não é tão simples ...

Você vai contra a Massa e isso gera MEDO...

Froid explica Huh rsss...

Grande abc a todos ...

Banco,

Em três parágrafos você sintetizou a essência da
regra 1. Na minha opinião foi brilhante!

Você comentou sobre catástrofe. Gostaria de lhe pedir, se
fosse possível, que postasse o gráfico diário do DJ com
barras antes e depois da queda das Torres Gêmeas e se
pudesse comentasse o fato, graficamente falando.

Giama, participe deste tópico, tenho certeza que você, também,
tem muito a contribuir.

Forte abraços!!!

Bancotario
Jr. Member
**

« Reply #6 on: April 14, 2007, 18:31:38 PM »

Bom retormar esse tema !

Deixe me lembrar...

11/09... foi de 2001 Huh

Você abusa da minha memória... rsss....

O gráfico esta logo abaixo...

Mas na minha visão o doji do dia 10/09 (véspera do atentado ) sob a expansão dos 100% de queda (por Fibo) demonstrava uma indecisão sobre a continuidade da sequencia no downtrend.

Incrívelmente ( graficamente falando ) o mercado mostrou uma "parada para meditação" naquele dia... do tipo: sigo em queda ou busco uma confirmação nesse rompimento para confirmar minha sequencia para baixo ?

Temos um trend baixista desde o último topo (22/05) - FUNDO AZULADO, onde após a perda dos 10.835,5 e a formação do pivot baixista, acelerou fortemente sua queda.

Esse doji, no dia 10/09, para mim, foi uma tentativa de recuperação ( ainda que momentânea no curto prazo ) evitando o prosseguimento da queda...

Ocorre que na teoria, os Dojis, principalmente nas regiões de suporte e resistências tem uma característica de confirmar ( ou não ) a reversão de um movimento e no meu modo de análise, o fato de ter sido formado abaixo da expansão de 100%, simplesmente declarou uma simples tentativa da tal "reversão", porém, sem FORÇAS para inversão da tendencia...

Reabrimos no dia 17/09 com a máxima de 9580,3 e a partir de então... aí o trend prosseguiu...

Bem...Isso foi o que chamo de análise de retrovisor...

Grande abraço e espero seus comentários !

Abcs

Elucubracoes Grafistas

* alberto.gif (13.08 KB, 1020x634 - viewed 554 times.)
GiaMa
Administrator
Hero Member

« Reply #7 on: April 15, 2007, 04:57:40 AM »

Obrigado pelo topico interessante e por partecipaçao.

Vc ja descreveu bem o significado de trabalho de um “analista tecnico”.
Eu gostaria de adicionar poucas coisas.

Um gráfico é simplesmente a descrição dos movimentos dos preços.
Os movimentos dos preços são determinatos por muitos parâmetros (variáveis da economia, expectativas, resultados contábeis e financeiros, noticias….). Uma coisa interessante è que è demonstrado que pessoas compram ou vendem mais para razões emocionais que nao para razoes “logicas” (um exemplo vc pode ver no grafico abaixo onde està uma comparaçao entre o acrescimento de earnings das empresas do SP-500 e o acrescimento de SP-500 indice. No periodo 1996-1999 os ganhos das empresas estavam «inalterados» mas o SP subiu desde 615 pontos até 1371 em abril 1999).

A origem de analise tecnica moderna se basa sobre a Teoria de Dow.
O primeiro ponto de essa teoria è:
1. Os preços discontam tudo.

Todos os possíveis fatores que afetam a cotação dos preços dos ativos (ações) são descontados por esses. Quando informaçoes novas chegam, os participants fazem rapidamente que os preços se movem e se adaptam às circunstâncias novas. Na mesma maneira, as "médias do mercado" (os índices) refletem todo o aquela que é sabido aos participantes e o que partecipantes estão esperando.

O grafico se transforma em uma boa descripçao da psicologia e do emotional dos investidores que partecipam ao mercado.

O que um analista tecnico deveria fazer è tentar de ler e interpretar graficos para compreender como os investidores estam movendo-se e, com isso, tentar de partecipar aos movimentos de curto ou de longo prazo (dependentemente com o time frame que o analista pode escolher para suo trabalho). Um erro comum è acreditar que um analista poderia ler o futuro…. Nao è assim, tambem que, ao ler outros forums, eu vejo que é comum acreditar isso…

As notícias aceleram a tendência.

Difficilmente uma noticia pode invertir o trend. Mais provavelmente a noticia irà a acelerar o trend.
Se nos falamos de noticias sobre algum titulo (por ex. novos acordos, novas estimativas de balanço…) nos podemos ver que geralmente um novo trend inicia depois um periodo de consolidaçao e a nova noticia pode criar, por exemplo, um “breakout gap” e ser o inicio de um novo trend (ma difficilmente seria uma inversao desde baixista a altista ou vice-versa). Em caso de noticias de novos acordos ou nova estimativas, vc deveria imaginar que os principais acionistas (que ja sabem tudo antes de outros partecipantes) e os bancos (que geralmente sois acionista de maioria de empresas porqué ou tem açoes ou emprestam dinehiro querendo garantias) sois ja posicionados no mercado que irà a subir ou cair mais depois a “noticia”.

Depois, como Bancotario disse, estam situaçoes que nao podem ser nunca imaginadas (como o 9/11) ou outras situaçoes exepcional, mas isso nao è trabalho do analista e ele, como eu diz, deve reagir ao mercado, nao preveer-lo. (Em no exemplo de 9/11, um analista que trabalha no medio termo provavelmente nao estava comprado porque o trend de medio prazo estava fortemente baixista com o SP que no 2000 estava em area 1500 e a medade de 2001 estava a 1200, assim –20%. Veja o grafico de Bancotario ou do SP-500 abaixo.)

Eu gostaria de escrever mais exemplos historicos mas esta manha minha Tradestation nao se connecte ao server Reuters... vou tentar hoje.

* combined_earningsSP_15apr07.gif (17.63 KB, 640x720 - viewed 552 times.)
« Last Edit: April 15, 2007, 05:47:30 AM by GiaMa » Logged

Antonio
Newbie
*

« Reply #8 on: April 30, 2007, 22:41:24 PM »

Pessoal,

vejo que a primeira regra causou uma discussão interessante. Infelizmente, estou iniciando os estudos em análise gráfica e posso contribuir mais com questionamentos do que com respostas e soluções. Vou buscar operar utilizando somente os gráficos, pois em duas situações já me prejudiquei ao não comprar os papéis devido à algumas notícias e ambos subiram após minha decisão de ficar fora.

Postei um novo assunto hoje. Espero que possam me ajudar a entende-lo melhor.

Abraços e obrigado,

Antonio.
Pages: [1]   Go Up
  Print  

Jump to: