Finbest
June 05, 2020, 10:59:50 AM *
Welcome, Guest. Please login or register.

Login with username, password and session length
News: Calendário Econômico.

Home   Help Search Calendar Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: Money Management  (Read 6331 times)
GiaMa
Administrator
Hero Member

« on: September 27, 2006, 15:09:10 PM »

E' de muito tempo que eu quis falar alguma coisa sobre o Money Management e sobre a gestao do risco no trading.

Alberto començou a falar sobre isso argumento en isto topico de aprenzidao para a secçao Forex.

Acqui eu gostaria de conversar mais, com Alberto e com pessoas que gostam de aprofundir, sobre o "Money Management" em geral.

Money management, risk management, position sizing, bet sizing....
O money management (tambem "risk management") nao deve ser confundido com os ordems "stop" (ordems "buy-stop" ou "sell-stop" utilizados como stop-loss) (Embora se ordems stop-loss sois elementos essencial no trading).

Posicionar um "stop" não tem nada a ver com "quanto" vc "è permitido de perder" em uma operaçao.
Um sistema de gerenciamento do risco è um sistema "ativo" de gestao do risco; pelo contrario, um ordem stop, è somente um sistema "passivo" (embora fundamental).

Por exemplo, um sistema de Money Management pode dizer se você tiver bastante dinheiro novo a fim de investir em novas posições.

Eu pedi a minha noiva de traduzir algum documentos que eu escrevi algum anos atras, sobre o "gerenciamento do risco", para algum amigos. Depois vou a escrever mais aqui.

Espero que estarà algum interessato para discutir sobre isso porque è importante saber que vc nao pode ser vencedor no mercado se vc nao tem uma boa gerencia de risco. E' mais importante ter uma boa gerencia de risco do que ter uma boa tecnica de trading. Wink

Entretanto, diverte-se com esto simulador de "equity curves". Cheesy
(Mesmo se antes de falar sobre esto simulador, è importante aprofundir algum conceitos basicos).

Nota: na applet estam 3 variavels
  • Win/Loss
  • Win prob
  • Lines quantity
Para utilizar isto, vc deve ter um historico de operaçoes.
Por exemplo: vc tem 100 operaçoes executadas no mercado.

Win/Loss rapresenta o valor medio de cada uma operaçao "vencedora" contra o valor medio de cada uma operaçao "em perda" -- [(media de "gain")/(media de "loss")]. Se vc tem um loss medio de 500 reais para cada uma operaçao em perda e 1000 reais para cada uma operaçao vencedora, vc tem um: win/loss = 1000/500 = 2

Win prob rapresenta a percentagem de operaçoes que sois vencedoras.
Por exemplo, se 40 operaçoes foram coretas (operaçoes concluidas com "gain") e 60 foram erros (operaçoes concluida com um loss), entao vc tem um Win prob = 40% = 0.4

Lines Qty rapresenta somente o numero de "equity lines" que vc deseja ver desenhadas no grafico. Cada equity line serà construida a partir das mesmos elementos (win/loss e win/prob) mas considerando diversas possibilidades de sucessoes de operaçoes em perda. Por exemplo, quando vc opera no mercado, alguma vez pode subir 4-5 stop consecutivos ou mais. Desenhando 20-30 lines e' possivel ver que, tambem se vc tem um bom trading system, alguma vez vc deveria ser preparado para "sustentar" periodos negativos.

« Last Edit: September 28, 2006, 10:49:52 AM by GiaMa » Logged

Antonio
Newbie
*

« Reply #1 on: June 23, 2007, 19:15:21 PM »

Olá GiaMa,

estou checando para ver porque não consigo acessar o simulador.
Tive acesso a um texto do John Murphy sobre Money Management. Ele diz que Money Management é a preocupação com a alocação de capital. Isso inclui a construção de um portfólio, diversificação, quanto do capital total investir, quanto risco está envolvido na operação, como estabelecer os stops, relação risco-recompensa, o que fazer após períodos de sucesso ou fracasso e quando atuar de forma conservadora ou agressiva.

Fica muito claro que a gestão do dinheiro não é somente colocar um stop inteligente, o que por si só já é muito difícil. É realmente um assunto muito complexo e importante para quem quer permanecer no mercado. Acho que deveríamos discutir mais esse assunto aqui no fórum.

Membros do Finbest, me cadastrei a algum tempo atrás em um outro grupo sobre análise técnica. Tem um monte de gente e eu recebo uma pancada de e-mails todos os dias daquele grupo. Mais de 90% é puro lixo. Aqui temos um fórum muito bem organizado pelo GiaMa, com informações e assuntos relevantes para qualquer trader. Temos um número interessantes de membros. Acho que poderíamos aproveitar a oportunidade para formarmos uma comunidade de pessoas interessadas em análise técnica e trocarmos informações e experiências. O que acham?

Abraços a todos.
Pages: [1]   Go Up
  Print  

Jump to: