Finbest

Desenvolvendo e Aprofundando => Análise Técnica, Trading Systems e Money Management => Topic started by: Antonio on April 30, 2007, 22:24:14 PM



Title: Volume em áreas congestionadas
Post by: Antonio on April 30, 2007, 22:24:14 PM
Olá Pessoal,

gostaria de discutir um pouco sobre o comportamento do volume em áreas congestionadas, onde os preços "andam na horizontal". Pelo que entendi do que tenho lido e visto nos gráficos, parece que quando o preço se aproxima da linha de resistência em uma área assim, podemos olhar no volume p/ sabermos se haverá rompimento ou não. Se o volume diminui, isso mostra que aquele nível de preço (na linha de resistência) não foi aceito pelo mercado e que, portanto, o preço deverá reverter em direção à linha de suporte. Caso o preço rompa a linha de resistência e esteja acompanhado de volume mais alto, significa que poderá entrar em uma tendência.

Gostaria de saber o que acham dessa linha de raciocínio. Ela está certa? Se não, como seria a forma mais indicada para analisarmos essa situação?

Abraços,

Antonio.


Title: Re: Volume em áreas congestionadas
Post by: GiaMa on May 01, 2007, 04:18:12 AM
Oi, Antonio!

O termo “area de congestao/congestionadas” vem utilizado para indicar “area de consolidaçao de movimentos” onde os preços movem-se entro uma area bem definida (onde suportes e resistencias sao bem visival) e a volatilidade è mais baixa.

Assim, nao somente os retangulos (onde os preçoes andam na horizontal) mas tambem podem ser considerados patterns de congestao os triangulos, wedges, flags e os pennants.

Como vc escreve, è muito importante olhar aos volumes.
Volume de contractaçoes è uma misura de “convinçao” dos partecipantes ao mercado no movimento que està formando-se. Assim, perto de um suporte nos teremos maior concentraçao de pessoas quem querem comprar porque acham que o preço è “barato” (mas provavelmente nao estaram vendedores e assim os volumes sao mais baixos) e perto de uma resistencia nos teremos maior concentraçao de vendidores (mas provavelmente nao estaram compradores, assim os volumes sao mais baixos).

Quando vc encontra forte concentraçao de compradores e vendedores no mesmo nivel de preço (nivel de resistencia/suporte), isso è sinal que um breakout pode ser em formaçao e assim vc tem 2 escolhas:

  • Tentar anticipar o break
  • Esperar e entrar no mercado depois o break

Poderia ser util ler o topico sobre os breakouts:
Link ao topico sobre os breakouts (http://www.finbest.net/forum/index.php?topic=222.0)

E' interessante olhar o que vc escreveu falando de resistencia e suporte em retangulo:

Quote from: Antonio
“…Se o volume diminui, isso mostra que aquele nível de preço (na linha de resistência) não foi aceito pelo mercado e que, portanto, o preço deverá reverter em direção à linha de suporte. Caso o preço rompa a linha de resistência e esteja acompanhado de volume mais alto, significa que poderá entrar em uma tendência….”.

Abaixo, um exemplo no grafico 60min de futuro miniSP e um grafico 60 min de un titulo que eu tenho na minha carteira.

E’ possivel ver como os volumes, perto das areas de resistencias/suportes, sao minores de os volumes no medio do trading range.

O que pode aiudar a analizar os volumes em trading range, sao graficos de tipo “price by volume” onde vc pode olhar aos volumes distribuidos para faixas de preços (como este abaixo).